sexta-feira, 26 de junho de 2009

Monólogo ao Senhor

''Alto !
Quem vem lá ?!?!
Á ! és Tu: O Santo dos Santos ; o Mais-que-Tudo !!
Que queres de mim ?!
Tens algo a me dizer ?!
Mas não me venha com más notícias
pois já me encontra soterrado no vale das lágrinas
e seria demais se ainda quisesse me pisotear

O que ? Boas Novas ?! Me diga que estou livre do pecado
que me incluo agora entre os Escolhidos
pois só ai poderei cessar minha fé
fé que tornou tempestuosa a minha ímpia alma

Sim sim, tens razão naõ me esforçei ao máximo
mas sempre fiz tudo dentro do meu esforço
e por isso tuas palavras ficaram sem sentido para mim

Ao dar-te as costas me perdia em escuridão
e ao me voltar para ti
tua luz me cegava

Ousei te compreender Senhor
e por isso paguei o preço,
meu preço que tu mesmo destes,
e que eu teria que pagar de qualquer maneira;
pois não me colocastes no caminho dos bem-aventurados
esses que todos invejam e que ninguém nunca viu

Digo-te Senhor:
compreendes muito mal os homens;
não vês que eles não podem te compreender ?!
e que invetam de parábolas à textos revelados
tudo para Te agradar ?!

Tolo És Senhor
pois não vês a graça dos homens,
e estultos são eles que acreditaram em Tí
pois sabes muito bem que Tu não podes sequer exitir
pois não haveria mundo onde teus pés pudessem pisar

-não há ouvido que te escute,
nem coração que possa te sentir
pois nada é tão grande que possa te abrigar
No teu copo que não existe não há líquido
pois sequer podes beber,
não Te moves,
mas tambéms nunca paras
afinal és tão lerdo e lépido que nada pode Te conter-


Por que é então que viestes a esse mundo Seu Ingrato ?!?!

Deixa-me portanto como estou.. se assim Lhe convir Senhor, cláro

Só peço que não me preencha com a baboseira do teu otimismo
pois otimismo é coisa dos decadentes
daqueles que nada tem a não ser alento;
assumiram que o mundo é impuro

e desses eu nada tenho,
mesmo que me confunda com eles,
pois para mim o mundo nunca se perdeu;
e se o mundo não está perdido então quem perde toda a força és Tu

Perdão pela sinceridade Senhor
Mas teu tempo acabou...''

Um comentário:

Sergio Kroeff Canarim disse...

Fala primo, vejo as tuas influências atuais: Teologia Superlativa, Filosfia Medieval, Nietzsche no "Nascimento da Tragédia", quando falas sobre o otismismo.
O cristal,assim, pôde transparecer um quê do teus estados mentais. Outros - que não tem estado a divagar contigo - não terão acesso. Mas de todo modo não seria isso necessário. Uma vez dada a luz, obra é "autopoiética".
Assim como ela é todo ser, todo mundo é por si só. E Deus não tem lugar nessa peça. É um figurante cada vez mais longe do ato. Até a desintegração na coxia do teatro!

Nois